NOZ - O ANTIOXIDANTE NATURAL

 

As nozes estão entre os alimentos que mais benefícios trazem à saúde, sendo o alimento vegetal com maior quantidade de antioxidantes. Elas aumentam a proteção do organismo a uma série de enfermidades, fortalecem as defesas do corpo, auxiliam na formação de glóbulos vermelhos, aceleraram a cicatrização de ferimentos, fortalecem ossos e dentes e ainda atuam contra o envelhecimento das células.

Mesmo ingerida em pequenas quantidades, elas podem evitar até 65% do risco de doenças do coração. Isso porque reduzem as taxas de colesterol e a formação de coágulos no sangue, além de ter ação antiinflamatória. Os responsáveis por esses benefícios são os ácidos graxos essenciais, principalmente o linolêlico e o linoléico. E mais: contêm fósforo, potássio e pouco sódio, o que fortalece o músculo cardíaco.

Por serem ricas em antioxidantes, especialmente em vitamina E e selênio, as nozes funcionam ainda como agentes de prevenção do câncer. E a mesma vitamina é importante para estimular a fertilidade masculina. Por outro lado, seus compostos chamados fitoestrogêneos, reduzem os problemas relacionados à menopausa. Além disso, o fruto é rico em cálcio, fundamental para a saúde de ossos e dentes.

Quem fuma ou vive em cidades poluídas encontra no alimento um grande aliado. Os antioxidantes presentes nas nozes melhoram a resistência pulmonar e reduzem os danos das toxinas inaladas. Essas substâncias aumentam ainda as defesas contra doenças, segundo pesquisa feita nos Estados Unidos.

Ela é um dos itens com maior teor em vitamina B6, que atua no bom funcionamento do cérebro e na produção de glóbulos vermelhos.

Ela engorda? Só para quem exagera no consumo. Para ter todos os benefícios, basta comer cinco nozes (28 gramas) ao longo do dia. Isso equivale a 193 calorias, o que é igual a duas barras de cereais.