Viagem para o México em busca de novos conhecimentos

De 12 a 18 de março de 2013, Leandro e Lenio Pitol, juntamente com o prefeito Neorio Dalla Vecchia e Fernando Selayaran, agrônomo da Emater-RS/ Ascar, e alguns estudantes da UFSM, participaram do 10º Congresso Internacional de Nogalero, em Saltillo, no México.

Na viagem a equipe participou de seminários, onde aprenderam novas técnicas para se aplicar nos viveiros de Anta Gorda, além de conhecer novos viveiros e as formas de poda das propriedades do México. Fernando destaca que estiveram em contato com diversos produtores daquela região, para saber sobre as melhorias na qualidade da nogueira, irrigação manejo e controle de pragas. Segundo ele, a troca de experiência foi muito gratificante, pois conseguiram aproveitar todas as informações que lhes foi passado.

Leandro e Lenio Pitol, explicaram que possuímos dificuldades em escala menor, ao comparada com os Mexicanos quando se fala em nogueira pecã. "Percebemos que temos um grande potencial, pois muitas dificuldades que eles têm, nós aqui no Brasil, não temos. O importante é pesquisar e sempre buscar mais conhecimentos com outras pessoas, outras culturas, porque de qualquer forma o você irá aplicar este aprendizado, ou de certa forma, adaptá-lo e melhora-lo para repassar aos seus clientes."